18 junSetor de franquias tem crescimento de 82% nos últimos dez anos

Escrito pela Redação do Jornal Hoje

O setor de franquias registrou em 2011 um faturamento de quase R$ 89 bilhões e a expectativa é crescer 15% em 2012. Atualmente são 2031 redes de franquias com 93 mil unidades em todo o Brasil, um crescimento de 82% nos últimos dez anos.

As franquias empregam quase 900 mil trabalhadores. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias, as áreas que mais crescem são educação e treinamento; negócios, serviços e conveniências; comunicação, informática e eletrônicos; beleza, saúde e produtos naturais.

Quem quer entrar neste mercado precisa ter, além de um investimento inicial, a partir de R$ 14 mil, algumas características empreendedoras, como ser ousado e criativo. É preciso também estar sempre inquieto para enxergar as mudanças no mercado, que costumam ser velozes.

O futuro empreendedor tem que conhecer o lugar onde vai abrir a sua empresa e definir quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores. Essas informações ajudam a criar um plano de negócios e são fundamentais desde o projeto da empresa até a data de inauguração.

Por fim, é essencial registrar a empresa. A formalização ajuda a fechar parcerias, linhas de crédito e financiamentos. Cada estado tem uma legislação específica, portanto os valores dos impostos também são diferentes.

Segundo o consultor do Sebrae Gustavo Carrer, empreendedor é quem consegue influenciar as pessoas em volta dele. “Capacidade de liderança e de envolver as pessoas em torno de um objetivo, orientação por resultado e, principalmente, vontade de aprender sempre também são importantes”, afirma.

Texto extraído de http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/06/setor-de-franquias-tem-crescimento-de-82-nos-ultimos-dez-anos.html