A Universo Varejo é criadora do Gestão Varejo, software desenvolvido para analisar, planejar e acompanhar a execução nas Redes de Negócio, gerando significativo aumento da eficiência e controle.

O Gestão Varejo foi conceituado por quem entende de varejo e é composto por diversos módulos integrados – na maioria exclusivos – que possuem foco nas dificuldades dos gestores das Redes:

Checklist Inteligente: A verificação dos padrões operacionais é imprescindível para as organizações, e com o Gestão Varejo é possível obter controle das operações mesmo que a distância. As informações geradas são consolidadas, possibilitando panoramas gerenciais fundamentais para a melhoria dos processos. Além disso, é possível controlar a execução do plano de ação, realizar manutenção do histórico de checklists, registrar imagens, bem como criar  tarefas para franqueados e gerentes.

Educação a Distância: Com acesso online a conteúdos multimídia, avaliação de aprendizado, controle de usuários e muito mais, nosso módulo permite desenvolver as equipes, fazendo com que os colaboradores sejam fatores-chave para a diferenciação do negócio, agregando valor aos consumidores.

Gestão de Performance: Muitos gestores de redes de franquia não sabem o que fazer com as informações obtidas, deixando de analisá-las corretamente e propôr melhorias para as operações. Com recursos como análises em tempo real, rankings por faturamento ou lucratividade e informações automatizadas sobre os pontos de atenção do negócio, transformamos os dados obtidos em ações propriamente ditas, que refletem na melhoria de desempenho para toda a rede. Com os paineis de controle ou cockpits, os gestores de varejo focam seus esforços onde realmente há problema e oportunidade de melhoria

Gestão de Suporte: Em muitos casos, os franqueados sentem falta de suporte por parte da franqueadora. Os consultores de campo tentam prover esta assistência, mas acabam por sobrecarregarem-se com pendências operacionais. Por isso, o Gestão Varejo permite que este suporte seja realizado remotamente, com registro de chamados, encaminhamento de pendências, consulta e interface de abertura de chamados por franqueados, facilitando o relacionamento franqueadora x franqueado.

Planejamento e Compra: A gestão do ciclo de vida dos produtos e o reabastecimento de estoques de acordo com as necessidades da unidade são fatores determinantes para o sucesso de alguns modelos de varejo, sobreduto para aqueles que comercializam produtos sazonais. Com o objetivo de auxiliar as empresas no processo de compra, este módulo permite a análise de performance, com base no giro de itens ou grupos de produtos, simulação de remarcações e do impacto sobre a margem consolidada, Open To Buy (OTB), além de propostas de automatização de ações aos gestores das lojas, com base no perfil de compra e venda.

Showroom Eletrônico: Para eliminar os custos e dificuldades existentes em showrooms físicos, este módulo do Gestão Varejo permite a elaboração de pedidos locais ou a distância, integração de pedidos com o ERP, suporte a imagem e vídeos da coleção, filtro de compras e análises por categorias de produto, grupo de cor e outros atributos, bem como interface com módulo de planejamento e compra, para sugestão automática de pedido.

Gestão da Comunicação: Estima-se que 40% das informações em uma rede de franquias não chega ao seu público-alvo no prazo estimado. Para modificar este quadro, nosso sistema procura garantir o acesso aos comunicados através de uma interface que exibe informações importantes antes do acesso aos conteúdos do dia a dia. Outras funcionalidades são as enquetes para votação dos membros da rede, a concentração de manuais, informativos e toda a divulgação de padrões da rede.

Gestão de Expansão: O processo de expansão de franquias envolve diversas etapas que devem ser bem controladas, para que os candidatos percebam os diferenciais do negócio e se encantem com o padrão de serviço e controle. Itens como cadastro de cidades-alvo, classificação dos candidatos de acordo com estágios do processo, relatórios de índice de produtivididade e comunicados de follow up para os candidatos são alguns dos destaques deste módulo do Gestão Varejo.

Gestão de Marketing: Os franqueados necessitam investir parte de seu faturamento em ações de marketing local, gerando benefícios para a rede. No entanto, muitas vezes não conseguem os materiais necessários e o investimento não é controlado. Neste caso, o sistema da Universo Varejo auxilia as redes com envio de briefings e solicitações personalizadas à área de marketing, controle das despesas de marketing por loja, desenvolvimento de loja virtual com materiais e fornecedores pré-aprovados, entre outros.

Gestão de Clientes (CRM): Através de recursos como consolidação dos dados de clientes numa única interface, disparo automático de mensagens a partir de comportamentos pré-identificados, acompanhamento do resultado de ações de comunicação e programas de fidelidade, possibilitamos que os varejistas estreitem seu relacionamento com os consumidores, comunicando-se de forma individualizada e efetiva com eles.

Para obter mais informações e saber como o Gestão Varejo pode auxiliar no desenvolvimento de sua empresa, entre em contato conosco aqui.