Contexto

A gestão do ciclo de vida dos produtos e o reabastecimento alinhado com os potenciais e necessidades da unidade, são fatores determinantes para o sucesso de alguns modelos de negócio, sobretudo daqueles que comercializam produtos com sazonalidade.

Análises rápidas do comportamento de um produto permitem a correção do rumo com ações mais brandas, evitando remarcações agressivas nos fins do ciclo de venda, garantindo melhores taxas de lucro, através da preservação do markup.

A compra, baseada em metas, saldos de estoque e performance de períodos anteriores, tende a diminuir as incertezas e prejuízos provindos de compras exageradas ou perda de vendas por falta de produtos.

Principais recursos e funcionalidades do sistema da Universo Varejo:

– Análise de performance, com base no giro de itens ou grupos de itens;

– Simulação de remarcações e do impacto sobre a margem consolidade de uma estação;

– OTB (Open to Buy), considerando estoque, sazonalidades de vendas, metas de crescimento, preços médios e datas de recebimento;

– Proposição automatizada de ações aos gestores das lojas, com base no perfil das compras e vendas, aumentando o potencial de escala da equipe de consultoria de campo.