09 fevStartup americana lança robô para controlar inventário em supermercados

Por Nayara Fraga, da Época Negócios

Até pouco tempo atrás, sinônimos de tecnologia disruptiva eram os aplicativos de transporte, as redes sociais e as mensagens instantâneas. Ninguém nega, aliás, a revolução que essas ferramentas provocaram no dia a dia de bilhões de pessoas. Mas é somente agora que a grande disrupção ameaça ocorrer. Isso porque ela chegou tanto ao chão de fábrica (com a automação) como ao varejo. Em ambos os casos, traz uma promessa de ganhos parrudos de produtividade.

Prova disso é o robô da startup americana Bossa Nova. Ele pretende liquidar a má gestão do inventário de produtos em supermercados (um problema de US$ 1,1 trilhão no mundo, segundo a empresa de pesquisa IHL). A máquina, dotada de inteligência artificial, caminha pelos corredores das lojas e fotografa os produtos nas prateleiras. As imagens são cruzadas com a lista dos artigos em estoque para definir o que está em falta.

O equipamento também indica a localização exata de cada artigo no supermercado, o que faz a diferença em uma escala de milhares de itens. Hoje, o robô está em teste na Lowe’s, rede com mais de 2 mil unidades nos Estados Unidos, Canadá e México. “Nossa missão é reinventar o varejo por meio de dados e automação”, disse a Época NEGÓCIOS Sarjoun Skaff, fundador da Bossa Nova, apaixonado pela cultura brasileira – vem daí o nome da empresa.

“O robô circula pelos corredores, fotografa o que há nas gôndolas e cruza os dados com o estoque”

Texto extraído de: http://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/02/enfim-inteligencia-artificial-se-une-ao-varejo.html