10 dezSubway: a maior rede de franquias de fast food do Brasil

Escrito por Ticiana Werneck, do Portal No Varejo

Subway abre milésima loja e está presente em todos os estados brasileiros; em 2002, eram apenas duas lojas no país

Ela chegou por aqui tímida em 1994, mas só pegou pra valer nos últimos cinco anos. A Subway, que hoje ostenta, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o título de maior rede de franquias de fast food do Brasil (desbancou Mc Donalds em número de lojas), somando mil lojas em todos os estados, tinha apenas duas lojas em 2002 quando iniciou uma reestruturação. Os antigos pontos nobres (e caros) foram fechados e a logística foi revista. O objetivo era conquistar o consumidor das classes C e D com promoções sazonais de sanduíches a R$ 5,95 e outra permanente que elege o “Barato do dia” a R$ 7,95. Funcionou. Ela é a rede de franquias fast-food que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos – no mundo ela também é a maior, com 37 mil restaurantes em cem países, todos geridos por franquias.

Segundo Roberta Damasceno, gerente nacional da Subway Brasil, o sucesso da marca também se deve à estrutura organizacional da empresa, que possui Agentes de Desenvolvimento divididos em 13 localidades, responsáveis por dar apoio aos franqueados locais e alavancar a marca na região. Na última convenção, realizada em Orlando (EUA), dois agentes responsáveis por Santa Catarina e litoral de São Paulo ganharam destaque no mercado emergente. A premiação leva em consideração o desenvolvimento da marca na região, suporte prestado localmente e a capacidade de comunicação dentro do padrão da marca.

O Brasil é o segundo país que mais cresce na rede, atrás somente dos Estados Unidos. Em média, por aqui, a rede tem avançado 30% ano a ano, e já gera mais de 15 mil empregos diretos no país. Foram abertas mais de 250 unidades neste ano, em 300 cidades. Até 2015, a expectativa é chegar a 2 mil lojas no País. Segundo a ABF, o investimentos inicial para abrir uma franquia varia de R$ 270.000 a R$ 440.000.

Sobre a marca

A Subway foi fundada nos Estados Unidos há mais de 45 anos e até hoje pertence ao seu criador, Fred Deluca. A primeira unidade fora dos Estados Unidos foi na ilha de Bahrain, no Meio Oriente, em 1984. Desde então, o conceito se expandiu pelo mundo, com restaurantes que oferecem um cardápio principal, com ingredientes que mudam de acordo com as variações culturais de cada lugar.

Texto extraído de http://www.portalnovarejo.com.br/destaque/noticias/especiais/a-maior-rede-de-franquia-de-fast-food-do-brasil