17 janTecnologia, Design e Gestão Consciente no 3º dia da NRF 2012

Escrito por Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo

O terceiro dia da NRF Big Show foi marcado pela envolvente palestra realizada por David Lauren da Ralph Lauren. O discurso mergulhou nas ações desenvolvidas pela empresa e mostrou cases de uso da tecnologia como elemento para reforçar o posicionamento da marca e envolver o consumidor, como o vídeo com tecnologia 4D em Londres, e a customização das suas tradicionais camisas polos.

A outra super session do dia abordava o relevante tema “Capitalismo Consciente”, onde executivos da Whole Foods e The Container Store discutiram sobre como a gestão mais consciente da empresa também é uma atitute rentável. As bases do capitalismo consciente, segundo eles, consistem em se ter um propósito mais elevado para a empresa, foco no colaborador, lideranças conscientes e disseminar a cultura consciente na empresa, táticas que aumentam a produtividade da empresa, melhoram a imagem do negócio e geram resultados financeiros positivos.

Nas sessões paralelas, diversos temas foram abordados, como o Design, na palestra do Retail Design Institute, onde executivos detalharam o conceito por trás de projetos premiados como o da Áeropostale da Times Square, da Sephora no meatpacking district e da Snack Box.

Um tema que ainda não havia surgido nessa edição da NRF, e que o fez nessa terça-feira em duas paralelas, foi a precificação. Nota-se uma forte preocupação em como fazer com que o avanço da tecnologia torne o consumidor um caçador de preços baixos e essa não seja sua única orientação. Esse tema foi abordado tanto na paralela em que James Dion discutiu a psicologia do preço – que nem sempre é racional, como também fez parte de muitas apresentações de fornecedores de tecnologia, que sugerem que seus softwares conectados a bases de dados dos varejistas possam dizer como remarcar produtos, em que quantidade e em quais lojas, com base em algoritmos matemáticos.

A NRF está acabando, restando para a quarta-feira duas super sessions de fechamento, onde os assuntos principais serão o futuro do varejo e a liderança.