23 fevTemporada de primavera da Macy’s terá produtos do Brasil como tema

Escrito por Marcos de Moura e Souza, do Valor Econômico

Durante dez semanas, o Brasil será o tema da rede de lojas de departamento americana Macy’s. A empresa promete colocar sua clientela em contato com uma grande variedade de produtos brasileiros – entre eles itens de moda, decoração, beleza e arte. A homenagem começa em 16 de maio e ocorrerá em 300 das 800 lojas da rede nos EUA.

As negociações entre a Macy’s e empresas ou artistas brasileiros ocorrem desde o ano passado. A loja ainda não informa quais são os nomes que escolheu para tomar parte do evento. Uma entrevista coletiva à imprensa deve ocorrer em abril.

Em um comunicado divulgado em fins de janeiro, a vice-presidente-executivo de marketing da Macy’s, Martine Reardon, disse que o “Brasil continua a construiu uma forte marca global que atrai muitos públicos e diversos grupos ao redor do mundo” e que a Macy’s “desenvolveu uma campanha que destacará suas [referindo-se ao Brasil] contribuições únicas para a moda, arte e design”. A agência de promoção das exportações no Brasil (Apex) também está envolvida na organização do evento. A agência já organizou diversos trabalhos com grandes lojas – como a Galeries Lafayette, de Paris; e a Selfridges, de Londres – que também já homenagearam o Brasil vendendo produtos locais numa temporada.

“O que acontece é que esse projeto da Macy’s é maior que os outros. Atinge uma rede maior de lojas e durará um período mais longo”, diz Ricardo Santana, coordenador de acesso a mercados da Apex. Para as empresas que terão seus produtos expostos na Macy’s durante a primavera (no Hemisfério Norte), será uma oportunidade de ter um contato direto com o consumidor nos EUA. Milhares deles passam pelas lojas da rede todos os dias. Santana diz que a agência não faz cálculos sobre quanto o evento pode render aos participantes. A Apex, segundo ele, tampouco acompanhou os termos das negociações entre a Macy’s e as empresas brasileiras. Lembra, no entanto, que a proposta inicial da rede era levar os diversos itens de marcas brasileiras em consignação.

A Macy’s, que começou em 1858 em Nova York com apenas um ponto de venda, se apresenta hoje como umas melhores empresas de varejo dos EUA, com um forte em moda e em objetos de luxo a preços acessíveis.

Para chamar a atenção de seus clientes sobre a homenagem ao Brasil a partir de maio, a Macy’s fará uma prévia em quatro de suas maiores lojas – em Nova York, Filadélfia, Minneapolis e San Francisco – que receberão uma decoração de jardins que pretendem remeter ao Brasil. Além disso, haverá espetáculos de dança e música e outras atividades “tropicais”.

Santana diz que a homenagem ao Brasil feita pela rede americana será, do ponto de vista da Apex, uma oportunidade para que o agência trabalhe uma imagem do Brasil ligada à inovação, à tecnologia e a produtos e serviços de excelência, de modo geral. “Estamos conversando sobre ações vamos organizar em algumas lojas. Vamos preparar material promocional sobre o Brasil, estamos estudando um aplicativo para iPad e há um plano de um flash mob”, diz ele.

A Apex, segundo Santana, ainda não definiu quanto investirá em sua participação.

Texto extraído de: http://www.valor.com.br/imprimir/noticia/2538222/cultura/2538222/temporada-de-primavera-da-macys-tera-produtos-do-brasil-como-tema