Universo Varejo | Tip Top foca em público mineiro para expansão em 2016

18 marTip Top foca em público mineiro para expansão em 2016

Por Sua Franquia

tiptop

Há 64 anos atuando no mercado nacional de vestuário infantil, a Tip Top, rede de franquias referência no segmento, planeja para os próximos meses reforçar sua presença em Minas Gerais. Localizada na região Sudeste do país, o estado mineiro é quarto maior em área territorial e uma população estimada, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de aproximadamente 2.502.557, além disso, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), também é o terceiro do Brasil em número de pontos de vendas e o quarto em número de redes franqueadoras com 5,8% das lojas.

“Temos cinco unidades na região de Minas Gerais que tem apresentado ótimos resultados para a rede e prevemos a abertura de mais sete lojas. São Paulo e Rio de Janeiro apresentam um mercado cada vez mais saturado, portanto, acreditamos que o estado mineiro tem potencial para uma expansão agressiva”, conta Ricardo Marcondes, gerente de expansão da marca.

A Tip Top apresentou um faturamento de R$ 116 milhões em 2015 e prevê um crescimento de 7% neste ano. Para quem pretende investir no franchising, a marca disponibiliza dois modelos de negócios: o tradicional com investimento de R$ 420 mil, e a Mega Store de R$ 1,5 milhões. A projeção de retorno do investimento é de 36 a 40 meses.

A Rede

Fundada em 1952, em São Paulo, a Tip Top, referência nacional em vestuário infantil, com foco em roupa para bebês, está no mercado há mais de 60 anos. Após conquistar a excelência na fabricação dos produtos, atingir grande escala de produção e amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil, a Tip Top iniciou em 2005 o estudo para implantação de uma rede nacional de lojas franqueadas.

A entrada no mercado de franquias ocorreu em 2008, com o objetivo de instalar uma rede de lojas tradicionais com 150 lojas pelo país. O projeto de Mega Store começou a ser desenhado em 2013, com a primeira unidade, com 600m² de área de venda e mais de 3 mil itens à disposição da clientela, inaugurada no bairro do Morumbi, na capital paulista. O projeto exigiu um investimento de R$ 3 milhões. Em 2014, foi adaptado para operar também em shopping centers, com áreas de venda de 300 m².

A rede encerrou o ano de 2015 com 108 lojas espalhadas por todo o país, sendo nove unidades no modelo Mega Store, e um faturamento de R$ 116 milhões.

A Tip Top conta com dois parques industriais localizados no estado de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Campo Grande e Sidrolândia. Das indústrias saem todas as peças, entre confecção e moda praia, nos mais diferentes estilos, desenvolvidas de acordo com cada estação e relacionadas com aspectos exclusivos e temáticos, incluindo produtos licenciados.

Ficha Técnica Tip Top

Descrição do negócio – Franquia de vestuário e acessórios infantis

Ano de fundação: 1952

Taxa de franquia (R$): de 50 mil (loja tradicional) a 65 mil (Mega Store).

Royalties: 30% sobre as compras de vestuário e 4% a 6% sobre o faturamento bruto dos itens de puericultura.

Taxa de propaganda: 4% sobre compras ou 1,5% sobre o faturamento bruto da loja (no caso da Mega Store).

Área para instalação (m²): 40 (loja tradicional) a 250 (Mega Store).

Previsão de retorno: 36 a 40 meses.

Estimativa de Faturamento: R$ 85 mil (loja tradicional) a R$ 250 mil (Mega Store).

Média de funcionários: de 5 (loja tradicional) a 12 (Mega Store).

Investimento total: R$ 420 mil (loja tradicional) a 1,5 milhões (Mega Store).

Texto extraído de: http://www.suafranquia.com/noticias/vestuario/2016/03/tip-top-foca-no-publico-mineiro-para-expandir-a-rede-em-2016.html