05 janTZ Viagens promete revolucionar o mercado brasileiro de turismo

Escrito por Leonardo Pires Uller, da InfoMoney

tz viagens

Viajar costuma ser um momento de muita diversão e prazer para a maioria das pessoas que planejam seus passeios com meses e, algumas vezes, até anos de antecedência. Porém, também é possível investir no mundo de viagens e turismo e ganhar muito dinheiro por meio de franquias, como a TZ Viagens. “Por gostar muito de viagens, olhar o que era legal e o que não era nas agências, tive vontade de abrir a minha agência”, conta Alexandre Araújo, franqueado da TZ Viagens em Aracaju.

A empresa é uma franquia nova, fundada em 2012 e que entrou no franchising em 2013. O grande diferencial das lojas para os clientes, segundo o CEO da marca, Paulo Manuel, é o fato de as agências da TZ Viagens oferecerem produtos de diversas outras redes, incluindo marcas conhecidas como CVC e TAM Viagens.

“A nossa primeira preocupação é com a empresa ser multimarcas. Nós acreditamos que é o conceito da agência de viagens que melhor atende ao padrão de consumo do cliente moderno, em que a variação de produto, preço e disponibilidade faz diferença”, afirma o CEO.

A empresa ainda conta como know-how de Aroldo Schultz, fundador do Grupo Schultz, que opera no mercado turístico há mais de três décadas e está por trás da criação da rede. O empresário se mostra bastante otimista com o futuro da companhia e dispara: “nós poderíamos ser duas ou três vezes maiores do que somos, mas preferimos um crescimento lento e consistente para a empresa”.

Outro diferencial da marca é a relação que ela se propõe a estabelecer entre o agente de viagens e o consumidor. Cada agência tem seu próprio site e o agente segue apoiando o turista no pós-venda. “Dizem que a profissão do assessor de viagens está morrendo, mas isso não é verdade, temos plena confiança de que um relacionamento mais próximo entre vendedor e cliente é um diferencial que as pessoas procuram”, afirma Aroldo Schultz.

Alexandre Araújo, que recebeu prêmio da TZ Viagens como destaque de 2014 pelo desempenho comercial de sua agência, não tinha uma carreira no turismo antes de abrir sua loja. Ele possui uma loja própria de instalações elétricas. O franqueado conta que procurou esse modelo de negócios por conta da segurança maior que uma franquia oferece, e elogia o apoio que recebe da TZ Viagens.

O faturamento mensal da loja de Alexandre costuma girar em torno de R$150 e R$160 mil, desempenho que ele considera que ainda aumentará bastante em um futuro próximo. A rentabilidade da loja de Alexandre está na casa dos 13%, por conta principalmente da venda de produtos agregados às viagens, como seguros e aluguel de carros, por exemplo.

O ambiente macroeconômico ruim no Brasil não assusta a TZ Viagens. Mesmo com o dólar mais valorizado, a expectativa para 2015 é de mais crescimento. Aroldo Schultz fala com segurança: “Estou há trinta anos no turismo e nunca vi um único ano sem crise, as pessoas continuam viajando do mesmo jeito e os problemas estão e estarão sempre aí”.

Para ser um franqueado

O processo para se tornar um franqueado é simples. Começa com o preenchimento de uma ficha online e passa por um processo de admissão que inclui uma conversa com o CEO da companhia. Paulo Manuel destaca entre as características que a companhia procura em seus franqueados o empreendedorismo, a boa comunicação, a vontade de vender e, obviamente, o gosto pelo turismo.

A empresa já conta com 22 franquias em 13 estados no Brasil. O investimento inicial para uma loja é de R$80 mil e a taa de franquia é de R$25 mil. Já a taxa de royalties é de 1% sobre o faturamento bruto e a taxa de publicidade é de 0,4% sobre o faturamento bruto. O prazo do contrato é de cinco anos.

A TZ Viagens ainda oferece diversas capacitações para seus franqueados, como cursos semanais online sobre diversos temas de empreendedorismo a vendas, encontros em São Paulo e uma convenção anual para discutir o cenário da companhia e do turismo, questões administrativas, marketing e outros temas.

Texto extraído de: http://www.infomoney.com.br/franquias/noticia/3764798/conheca-franquia-viagens-que-promete-revolucionar-mercado-brasileiro