18 janÚltimo dia da NRF 2012

Escrito por Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo, que acompanha com exclusividade o Grupo da Alshop na 101a. NRF em NY.

A 101a. Edição da NRF – maior feira de varejo do mundo – terminou nessa quarta-feira, confirmando um dado bastante relevante – participação recorde de brasileiros, com quase 4400 visitantes. A opinião da grande maioria dos participantes foi de que a feira foi superior à do ano passado, sobretudo na diversidade dos temas.

Nessa quarta-feira tivemos uma sessão chamada de “Fast Track” , com um formato bastante dinâmico, onde os palestrantes tinham cerca de 30 minutos para apresentarem suas propostas e depois debatiam com base em perguntas elaboradas pela plateia. Essa seção foi liderada por jovens empreendedores – Ben Kaufman CEO da Quirky, John Caplan CEO da OpenSky e Nihal Mehta CEO da LocalResponse, mostraram porque a conectividade, a geolocalização e a interação social estão gerando experiências individuais para os consumidores e mudando a forma como fazemos negócios

A Super Session de encerramento trouxe um painel com um time de peso, composto por Stephen Sadove – Chairman da Saks Inc., Angela Ahrendts – CEO da Inglesa Burberry, Marty Albertson – Chairman da Guitar Center e Brian Devine da PETCO. A discussão foi pautada em como a liderança no varejo pode ajudar a desenvolver performance, cultura, estratégia e, sobretudo, desenvolver as pessoas. Problemas como o alto turn over e os impactos da tecnologia na relação com os colaboradores também entraram na discussão. Ao final, ficou claro que para um novo perfil de liderança, não basta compartilhar tarefas com as equipes, eles querem pertencer a algo maior, querem ver o que seu trabalho poderá ajudar a construir. A comunicação e a cultura da organização tendem a ocupar um espaço cada vez maior nas empresas.