10 novUniverso Varejo no Road Show Varejo Regional

A Universo Varejo esteve presente no Road Show Varejo Regional, organizado pela Ponto de Venda, que ocorreu dia 10/nov em São Paulo no Caesar Business da Av. Paulista.

O evento fechou o ciclo que contou com outros 6 seminários em todo o Brasil e teve como tema a atuação multicanal de empresas varejistas.

Daniel Zanco, sócio da Universo Varejo, mediou um painel que contou com a presença das empresas Polishop, Jorge Alex, Oscar Calçados e CVC Viagens.

No painel vários pontos foram discutidos, sendo os principais deles:

Atrito de canal – é consenso de que a atuação em mais de um canal gera atrito, mas este pode ser diminuído se a empresa possuir políticas claras para os canais, segmentação de portfólio, preço único independente do canal e comunicar de um forma positiva para os times a atuação multicanal, deixando claro a sinergia entre eles e os ganhos para toda a empresa desta iniciativa.

Estoques – foi discutido se há a necessidade de criação de um estoque exclusivo para cada canal. Os participantes do painel apresentaram diferentes modelos, sendo o da Polishop baseado em três centros de distribuição, o da Oscar Calçados no uso de 7 lojas como “pulmão” de estoque e o do Jorge Alex, com um estoque exclusivo para a operação web. A vantagem de compartilhar estoque com lojas físicas é a de diminuir a chance de sobras (comuns no mercado de moda). Já o estoque exclusivo para o e-commerce possibilita maior agilidade no atendimento.

Base de clientes – em geral os clientes são entendidos como clientes da empresa, independente do canal onde ele tenha sido captado. A CVC considera o cliente como sendo do local onde ele fez sua última compra, mas realiza ações como envio de email marketing para toda a base, customizando links e assinatura desses emails.

Estratégia de atuação multicanal – segundo Felipe Brasil, da Polishop, o principal gargalo é criar uma cultura multicanal na empresa. Ter políticas claras, regras de integração entre os canais e de remuneração dos colaboradores é mais complicado do que software, armazenagem e entrega. Os entraves operacionais se resolvem com investimento e tempo, os estratégicos, nem sempre.

A Universo Varejo agradece à organização do evento pelo convite, que vem de encontro com os objetivos de disseminar conhecimento na cadeia varejista e promover o desenvolvimento das empresas.