31 marVarejistas adotam novos métodos de recrutamento para o omnichannel

Com certeza você já ouviu falar sobre omnichannel, e agora é a hora de conhecer o “recrutador omnichannel”. Conforme os varejistas trabalham para criar experiências de compra semelhantes na loja física, computadores e smartphones, os recrutadores estão usando toda a gama de canais digitais para preencher vagas de emprego.

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De acordo com o Bureau of Labor Statistics, havia mais de 350.000 vagas em aberto em dezembro do ano passado. Para preencher a necessidade de talentos, os recrutadores partiram para recrutamentos online, explorando novos caminhos para se conectarem com os modernos candidatos.

Aqui há uma lista de três canais online que os varejistas estão utilizando para atrair e recrutar talentos, e os “recrutadores omnichannel” estão fazendo isto corretamente:

Redes Sociais são uma plataforma de rápido crescimento para os recrutadores, não somente para encontrar candidatos, mas para examinarem-os também. De acordo com uma pesquisa feita pela Jobvite, “candidatos sociais a emprego” – pessoas que utilizam redes sociais para procurar oportunidades de trabalho – estão em destaque. Eles estão se voltando cada vez mais para o Linkedin (23%), Facebook (19%), Google+ (16%), Instagram (16%) e Twitter (13%) para aprender mais sobre os potenciais empregadores.

Com mais de 300.000 seguidores, o Walmart utiliza ao máximo sua página no Linkedin. Além de destacar vagas em aberto, eles utilizam a página para manter os candidatos informados sobre as novidades e iniciativas da companhia. Enquanto isso, a Macy’s é um excelente exemplo de varejistas que alcançaram sucesso ao utilizar o Twitter para promover vagas de emprego. Tuitando regularmento com @MacysCollege, os recrutadores se conectam com milhares de “millenials” ao publicar seus eventos e atividades durante as visitas dos colegiados, compartilhando conselhos de carreira para trabalhadores jovens e até mesmo permitindo que os estagiários publiquem suas experiências pessoais trabalhando para a companhia.

Os Blogs tem provado serem os favoritos entre os varejistas que querem compartilhar a cultura de sua empresa e promover valores de seus ambientes de trabalho, como a importância das empresas sendo o “ajuste” correto para que os funcionários possam continuar a crescer.

Na Benefit Cosmetics, o blog “Friends with Benefit” encoraja os candidatos a “conhecerem as personalidades por trás do mundo da maquiagem”, com posts feitos por funcionários que detalham suas funções e papeis que desempenham dentro da empresa. O Carrer Blog, da Target, fornece dicas e melhores práticas para os candidatos determinarem como suas habilidades e paixões se alinham com as posições que estão disponíveis no momento. E você certamente não poderá passear por blogs de varejo sem mencionar o Container Store. O blog “What We Stand For” é a prova em ação da cultura do primeiro emprego. É regularmente atualizado com posts sobre o avanço dos funcionários, líderes que eles admiram – e, claro, coisas que eles representam como nacional “We Love Our Employees Day”.

Feiras Virtuais de Carreira estão se tornando cada vez mais populares entre os recrutadores de varejo que buscam se conectar com candidatos sem perder tempo ou dinheiro em viagens. As feiras virtuais de carreira permitem que os empregadores se conectem ao vivo com milhares de candidatos ao mesmo tempo. Enquanto os recrutadores continuarem a ser pioneiros em novos meios de alcançar talentos online, a NRF está comprometida a encontrá-los no meio do caminho.

Em 2013, a NRF sediu uma feira virtual inaugural de carreiras para estudantes e jovens profissionais, que atraiu 830 candidatos e 19 varejistas. Em uma pesquisa rápida, 100% dos recrutadores disseram que participariam de outra feira virtual. Devido ao sucesso do primeiro evento, a NRF vai sediar a segunda feira virtual de carreiras no dia 2 de abril. Macy’s, Nordstrom, Gordman’s e H-E-B já confirmaram participação, e ainda há tempo para outras empresas se inscreverem.

Fonte: Retail’s Big Blog