11 julVAREJISTAS AINDA PECAM NA COMUNICAÇÃO COM SEUS CLIENTES

Original em: http://brweek.com.br/conteudo/520-varejistas-ainda-pecam-na-comunicacao-com-seus-clientes

VAREJISTAS AINDA PECAM NA COMUNICAÇÃO COM SEUS CLIENTES

Antigamente o cliente entrava em uma mercearia de bairro, era tratado pelo nome e reconhecido por suas preferências, pelo próprio dono do estabelecimento. Hoje, mesmo diante de tanta tecnologia, os varejistas ainda têm dificuldade para extrair informações relevantes sobre seus clientes, e por tabela acabam deixando de criar ofertas preditivas, com base na segmentação e padrão de compra.

Para Daniel Zanco, sócio-diretor do Universo Varejo e palestrante que vai discutir sobre o tema “Conhecendo o seu consumidor. Como segmentar e agrupar clientes com perfis e necessidades semelhantes”, durante o Brazilian Retail Week, “há pouca disciplina de execução no varejo brasileiro. Isso faz com que os varejistas percam excelentes oportunidades de estruturar bancos de dados que os ajudariam na gestão de seus negócios”.

Ele acrescenta inclusive que muitas ideias acabam sendo desperdiçadas por eles, no que diz respeito à composição do database, dentre elas: o cadastramento correto dos consumidores, a associação das vendas ao consumidor correto; um melhor aproveitamento dos movimentos do Fisco, no sentido de identificar os consumidores que efetuam as compras, entre outras saídas.

Além disso, o consumidor ainda é aquele que, por razões culturais ou não, ainda espera um relacionamento mais próximo por parte das suas empresas preferidas e deseja ser tratado de forma mais personalizada. “Por conta da profusão das mídias e interações há uma grande dificuldade em se obter a atenção das pessoas. Mas os varejistas que se comunicam de forma pontual e singular com seus consumidores mostram relevância e por consequência, captam a atenção de seus consumidores. Afinal, conhecer o comportamento de compra do consumidor possibilita também um suporte ao planejamento de suprimento e à gestão de categorias, fazendo uso de dados para analisar o que comprar, quando comprar e como vender”, conclui Zanco.
Serviço:

Brazilian Retail Week

Palestra: “Conhecendo o seu consumidor. Como segmentar e agrupar clientes com perfis e necessidades semelhantes”

Data: 31/07

Local: Hotel Transamérica – Av. das Nações Unidas, 18.591 – Santo Amaro (SP)