12 junVarejistas buscam alternativas para melhorar gestão de clientes e vendas

Escrito pela Redação do Portal No Varejo

Um bom produto, uma vitrine atraente e uma fila demorada não é, de fato, a tríade perfeita.  Motivo da desistência de muitas compras, as filas espantam clientes que buscam praticidade, fazendo-os abandonar sacolas cheias de produtos pelos corredores das lojas.
Em algumas cidades brasileiras já existem leis que multam hiper e supermercados por longas esperas nas filas dos caixas. Desafio para os varejistas que direcionam as atenções aos produtos e não se dedicam ao atendimento. No entanto, o uso da tecnologia tem ajudado a melhorar as relações de consumo e a fornecer dados e informações a fim de que o varejista utilize para atrair e conhecer melhor seu cliente.
É o caso da Virtual Gate, que utiliza a tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), oferecendo serviços e soluções aos seus clientes varejistas que buscam análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão. A ferramenta atua na área de contagem e gestão de fluxo de pessoas, fornece informações que permite ao varejista uma análise detalhada sobre a quantidade de clientes que entraram na loja versus taxa de conversão (tickets emitidos).
De acordo com a diretora geral da Virtual Gate, Heloísa Cranchi, a Virtual Gate permite uma melhor gestão de todos os processos da loja, desde a escala de funcionários em horários de maior fluxo, treinamento da equipe de vendas, até ações de marketing e vendas. “É extremamente importante que o tamanho da equipe seja adequado com o nível de serviço da loja já que a redução da equipe pode significar em uma piora do nível de serviço, stress desnecessário de clientes e desmotivação dos funcionários”, explica.
“Consequentemente, todo este cenário levará a perdas em oportunidades de vendas e custos elevados de operação, já que não há taxa de conversão satisfatória”, conclui.
A utilização da ferramenta possibilita informações variadas de fluxo que podem ser convertidas em ações estratégicas de acordo com a sazonalidade dos PDVs, permitindo uma melhor administração das lojas, bem como de suas estratégias de marketing e de planejamento operacional.
A Virtual Gate mantém um serviço proativo de monitoramento de toda a rede de câmeras instaladas, detectando qualquer falha de transmissão ou de geração de dados e corrigindo-as antes que o cliente tenha conhecimento da ocorrência. Seu processo de gerenciamento de dados envolve a transmissão, validação, correlação, armazenamento de dados e a análise e disponibilização em um ambiente web de fácil navegação.


Texto extraído de http://www.portalnovarejo.com.br/destaque/destaques/varejistas-buscam-alternativas-para-melhorar-gest-o-de-clientes-e-vendas