20 marVarejistas prolongam liquidações após estoques baterem recorde de R$3,4bi em 2016

Por Luciana Dyniewicz do Estado de São Paulo

Diante da recessão econômica que arrasou o varejo, as empresas brasileiras de calçado e vestuário não conseguiram reduzir os estoques no ano passado mesmo adotando medidas conservadoras para controlar seus volumes de mercadorias. Em valores, os estoques somados das companhias de capital aberto atingiram o recorde de R$3,4 bilhões, alta de 5% na comparação com 2015, e obrigaram as marcas a prolongarem suas liquidações.

A Restoque, dona das marcas Le Lis Blanc, Dudalina, John John, Individual, BO.BÔ, Rosa Chá e Base, foi uma das que teve maior incremento em estoque: um avanço de 25% em relação ao ano anterior, enquanto sua receita líquida recuou 10,41% – o faturamento do setor de roupas e calçados no País diminuiu 6$. Ao lado da Restoque, aparece a Renner, que, apesar de ter conseguido elevar a receita com venda de mercadoria em 4,97% mesmo com o cenário adverso, registrou alta de 25,66% em mercadorias estocadas.

Na tentativa de desovar os produtos, houve redes de varejo de moda que deram início a promoções antes mesmo do Natal e só as encerraram na semana passada. Historicamente, as liquidações do início de ano se concentram em janeiro.

De acordo com o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Ildefonso da Silva, os descontos concedidos no período de liquidação, que chegavam a 70%, ficaram no mesmo patamar de anos anteriores. A diferença é que houve mais itens oferecidos por causa do maior volume de mercadorias disponíveis.

O executivo disse que as marcas não estão comprando de modo exagerado e credita a elevação dos estoques à paralisação da economia. “Com a crise, não é de se estranhar esse aumento. Para as redes, é fundamental continuar comprando para trazer novidade. A expectativa é que, no segundo semestre, isso (estoque) ainda não se normalize, mas já comece a diminuir”.

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