10 dezVeja 10 empresas que decidiram se aventurar no varejo recentemente

Escrito por Daniela Barbosa, da Exame.com

Diversificar a fonte de receita. Essa pode ser uma das razões para explicar o interesse de muitas indústrias em investir no varejo. A estratégia não é nova e tem sido cada vez mais frequente entre grandes empresas que atuam no país.

Para Julio Takano, sócio da consultoria KT Arquitetura para o varejo, com a decisão, as companhias, que muitas vezes não estão próximas de consumidores, têm a chance de conhecer melhor o mercado e seu público.

EXAME.com reuniu uma dezena de companhias que adotaram a estratégia recentemente. Veja nas imagens quem são elas:

1 – Bauducco:

1 - Bauducco

Desde 2012, a Bauducco tem investido em uma rede no varejo, batizada de Casa Bauducco. Atualmente, cinco lojas da marca estão em operação em São Paulo.

A companhia planeja para atender a demanda de fim de ano abrir quatro quiosques para comercialização de seus produtos, sendo dois em São Paulo, um em Campinas e outro em São Caetano do Sul.

2 – Cielo

2 - Cielo

No mês passado, a Cielo inaugurou sua primeira loja física para vender máquinas de cartão.

Segundo a companhia, a loja será um canal de vendas e um ponto de prestação de serviços aos lojistas.

3 – Club Med

3 - Club Med

O Club Med está investindo na abertura de lojas físicas no Brasil. A empresa de turismo e resorts abriu uma flagship no Shopping Barra, no Rio de Janeiro, em outubro.

O espaço é interativo e convida as pessoas a conhecerem a empresa por si mesmas, diz Carolina Correa, diretora de marketing do Club Med para o Brasil e a América Latina.

4 – Regina Festas

4 - Regina Festas

A Regina Festas, companhia especializada em artigos para festas, inaugurou em novembro sua primeira loja conceito, instalada em São Paulo.

Batizada de Shér Celebrate, a unidade nasceu com o objetivo de celebrar e não apenas ofertar produtos do segmento. Além dos artigos para festas, a ideia é oferecer solução completa de serviços para todos os tipos de comemoração.

5 – Tramontina

5 - Tramontina

Há pouco mais de um ano, a Tramontina também investiu em uma loja própria.

A unidade foi instalada no CasaShopping – espaço voltado para designers e decoradores localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Segundo a companhia, com a unidade, o objetivo é mostrar aos clientes o tamanho da linha de produtos Tramontina.

 6 – Unilever

7 - Unilever

Por meio da marca Kibon, a Unilever tem desde o ano passado quiosques para venda de sorvetes de massa da marca, batizados de Kibon Station.

Segundo a companhia, o projeto foi pensado com base em duas fortes tendências do mercado de sobremesas geladas: poder de personalização e produtos frescos.

Atualmente, três quiosques estão em funcionamento e até o fim do mês outros três devem entrar em operação – todos em shoppings de São Paulo.

7 – Unicasa

8 - Unicasa

Antes concentrada apenas na criação e na fabricação dos móveis da marca Dell Anno, a fabricante Unicasa entrou no varejo há cerca de um ano, com a abertura de sete lojas.

A iniciativa pretendia reposicionar a marca no mercado paulista, que concentra metade das vendas da empresa, além de estreitar a relação com os consumidores, que antes chegavam aos produtos por meio de 900 revendedores exclusivos.

8 – Semp Toshiba

9 - Semp Toshiba

No ano passado também, a Semp Toshiba inaugurou sua primeira loja no país, dentro do Estádio do Morumbi, em São Paulo.

A empresa, que patrocina o São Paulo Futebol Clube, não escolheu à toa o local e o intuito é, além de produzir uma interação maior da marca com os torcedores, vender diretamente aos consumidores.

9 – Coteminas

10 - Coteminas

No varejo há bastante tempo com a marca MMartan, o grupo Coteminas investiu há cerca de três anos em lojas da Artex.

A rede é especializada em produtos de cama, mesa e banho e só na cidade de São Paulo já conta com 14 lojas.

10 – Brastemp

10 - brastemp

Recentemente, a Brastemp entrou na briga do mercado de cafés em cápsulas. Em outubro, anunciou mais uma novidade para diversificar suas operações: crescer por meio de franquias.

A ideia da companhia é expandir sua operação de purificadores de água com as franquias.

A Brastemp lançou edital para interessados em investir no negócio em diferentes cidades do país, entre elas algumas capitais, como Porto Alegre e Salvador.

Texto extraído de: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/10-empresas-que-decidiram-se-arriscar-no-varejo-recentemente/lista