05 julVendas na internet podem diminuir

Escrito por Elaine Medeiros, do Portal No Varejo

A projeção é do PROVAR/FIA e da Felisoni Consultores Associados. Os gastos com os produtos de Linha Branca são os que mais reduziram, caindo de 78% para 73% neste trimestre

A Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, divulgada pelo PROVAR/FIA e a Felisoni Consultores Associados, revela que as vendas no comércio eletrônico devem diminuir, em função da queda na intenção de compra, registrada entre o terceiro trimestre de 2011 e o mesmo período de 2012. “Essa perspectiva se deve a uma limitação na renda do brasileiro, já comprometida em grande parte com a alimentação (21,6%), educação (19,1%) e crediários (16,1%)”, define Claudio Felisoni de Ângelo, presidente do Conselho do PROVAR.

Desse montante, sobram 12,3% da renda familiar para gastar com despesas extras. Levando-se em conta esses fatores, os gastos com os produtos da Linha Branca serão os mais expressivos, caindo de 78% (no terceiro trimestre do ano passado) para 72,7% (neste trimestre).

Por outro lado, a intenção de compra na internet estará mais inclinada para as categorias de: informática e eletroeletrônicos (30,5%), telefonia e celulares (26,1%), produtos para casa (19,9%), entre outros. “O governo precisa reduzir os custos e melhorar a estrutura tributária para reverter essa tendência”, completa Felisoni.

A pesquisa foi realizada com 3.900 internautas, no período de 22 a 26 junho deste ano.

Texto extraído de http://www.portalnovarejo.com.br/vendas/noticias/vendas-no-varejo/vendas-na-internet-podem-diminuir