Universo Varejo | Vendas no Dia das Mães caem pelo terceiro ano consecutivo

09 maioVendas no Dia das Mães caem pelo terceiro ano consecutivo

Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing

Consultas para transação a prazo diminuíram 16,40% em comparação a 2015, segundo indicador do SPC Brasil e CNDL. Sem dinheiro e sem emprego, brasileiro não está gastando

(Foto: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)

Pelo terceiro ano seguido, o varejo sentiu os efeitos da crise na venda do Dia das Mães. O volume de vendas parceladas na semana anterior ao último domingo (entre 1 e 7 de maio) caiu 16,40% em relação ao mesmo período que antecedeu a data comemorativa no ano passado, de acordo com o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Com o aumento no número de desempregados no país e a queda do poder de compra do brasileiro, o desempenho ruim no comércio já era esperado, como mostrou a reportagem Promoções e queda no tíquete médio marcam o Dia das Mães, publicada pelo Mundo do Marketing. A queda de 2016 se segue a um leve recuo de 0,59% verificado em 2015, demonstrando um forte impacto nas vendas devido à retração do poder de compra dos brasileiros. Em períodos anteriores, as variações foram de -3,55% (2014), +6,44% (2013), +6,53% (2011) e de +9,43% (2010). O desempenho desta que é a principal data comemorativa para o varejo no primeiro semestre, e apenas atrás do Natal em volume de vendas e faturamento, pode funcionar como uma prévia para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2016.

Texto extraído de: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/36142/vendas-no-dia-das-maes-sofrem-queda-pelo-terceiro-ano-consecutivo.html