17 abrWalmart busca expansão para o varejo de moda online

Via Reuters

A proposta de aquisição feita pelo Walmart para a varejista de roupas Bonobos, surgida nesta semana, marca o movimento mais recente da companhia norte-americana para tentar recuperar o espaço perdido para a Amazon.com e outras empresas no mundo em rápido crescimento da moda online, dizem analistas e consultores do varejo.

Se o Walmart tiver sucesso, a estratégia do maior grupo varejista do mundo no setor de moda também pode aumentar o acesso da marca por jovens, consumidores que em geral não compram no Walmart.com.

Um acordo com a Bonobos pode marcar a quarta aquisição do Walmart de pequena marcas de roupas e acessórios online, desde o começo deste ano.

As aquisições estão dentro da estratégia online liderada por Marc Lore, fundador da varejista online Jet.com. O executivo assumiu os negócios de comércio eletrônico do Walmart em agosto, depois que a companhia norte-americana comprou a Jet por 3,3 bilhões de dólares.

O Walmart teve vendas em 2016 de mais de 23 bilhões de dólares, segundo a consultoria Fung Global Retail & Technology. Mas apesar do gigantismo no varejo físico, a companhia não conseguiu replicar esse sucesso no mercado online.

As vendas de comércio eletrônico do Walmart representam apenas 3% do faturamento da empresa, segundo a própria companhia. No segundo semestre deste ano, o objetivo é crescimentoda receita onlnie de 20 a 30%.

Jan Rogers Kniffen, diretor executivo da consultoria em varejo J. Rogers Kniffen WWE, disse que os acordos que a Walmart vem firmando com marcas especializadas em moda podem começar a trazer resultados positivos, por enquanto elas ainda são muito pequenas para ter impacto substancial no grupo.

Na busca pelas vendas online, o Walmart também tenta conter a perda de mercado para a Amazon no competitivo segmento. A Amazon é líder no mercado online de vestuários e calçados, com vendas de 13 bilhões de dólares em 2016, um aumento de 9 bilhões em comparação com cinco anos atrás. A gigante do varejo online deve triplicar sua participação no mercado norte-americano de vestuário nos próximos quatro anos, segundo dados das empresas de pesquisa de mercado Euromonitor e Forrester.

Howard Davidowitz, presidente da consultoria varejista Davidowitz & Associates, disse que os esforços anteriores do Walmart em comprar participações de mercado por meio de aquisições não teve sucesso ainda.

“Eles estão envolvidos nessa estratégia há um longo tempo. E como foram? Terríveis”, disse Davidowitz. “E o Marc Lore tem continuado essa estratégia”.

Texto original: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/reuters/2017/04/17/wal-mart-busca-presenca-em-moda-online-atraves-de-aquisicoes.htm