03 julWalmart inaugura novas lojas e investe R$300mi no Nordeste

Por Claudia Rolli, da Folha de São Paulo

walmart

Após quase um ano e meio sem abrir lojas no país, o Walmart, maior varejista do mundo e terceira maior rede de supermercados do Brasil, inaugurou um hipermercado em Recife (PE) e deve abrir mais três unidades no Nordeste até dezembro.

O total de investimentos previstos para a região é de R$300 milhões, incluindo recursos para as novas lojas, reforma das já existentes e a integração de sistemas do país.

O plano de reestruturação na rede começou no ano passado e 164 lojas tiveram suas operações e sistemas integrados até o mês passado. Outras cem deverão ser unificadas até o ano que vem, encerrando o processo no grupo.

Há dois anos, a rede fechou 25 unidades, demitiu funcionários e abriu outras 22 unidades. Desde então, a companhia se concentrou em cortar gastos e buscar eficiência na logística, compras e unificação das operações das lojas.

“Com o cenário econômico mais adverso, vamos mostrar ao consumidor que ele consegue manter o poder de compra e encontrar preço baixo todo dia nas lojas”, diz Adriana Muratore, vice-presidente comercial, de marketing e reabastecimento do Walmart Brasil, ao se referir à nova campanha dogrupo, cujo mote é “vem que dá”.

Segundo a vice-presidente do grupo, o preço baixo todo dia é um modelo de negócios que fez o Walmart se tornar líder global do mercado de varejo e não somente um slogan.

“O preço baixo todo dia não se refere apenas à redução de preços dos produtos, mas envolve toda a operação da empresa, desde a definição do sortimento de produtos nas lojas até a maneira de atender e expor os produtos nas gôndolas. Com esse modelo, os clientes têm uma cesta de compras mais barata sempre e não poucos iten em promoções pontuais válidas por apenas um dia”, explica Muratore.

A partir desta sexta-feira, a campanha de Marketing será veiculada para reforçar o preço baixo e a ideia de que é possívle economizar e garantir o poder de compra.

Clientes reais serão os protagonistas da campanha que será exibida em TVs, rádios e jornais, além das ações que serão feitas nas lojas. Eles foram ouvidos em uma pesquisa feita em todas as regiões do país para que o grupo conseguisse identificar como poderia ajudar a “fechar a conta no final do mês”, explica a executiva.

Com 544 lojas no Brasil, o Walmart atua com nove marcas (bandeiras) entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia).

No primeiro trimestre deste ano, as vendas do grupo cresceram 3,1% na comparação a igual período de 2014, considerando o critério mesmas lojas. No ano passado, o faturamaento da empresa no Brasil foi de R$29,6 bilhões, cerca de 4% acima do resultado do ano de 2013.

“Os formatos Sam’s Club e Maxxi superaram o crescimento do mercado de varejo, com aumentos de dois dígitos nas vendas. O Brasil continua a investir em preço em um esforço para melhorar as vendas”, disse David Cheesewright, presidente mundial do grupo, na ocasião da divulgação de resultados deste ano.

Texto extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1650525-walmart-abre-lojas-e-investe-r-300-mi-no-nordeste.shtml