13 dezZaeli abrirá rede de franquias na Grande São Paulo

Por Cibelle Bouças, do Valor Econômico

A Zaeli, fabricante paranaense de alimentos, decidiu competir na Grande São Paulo. Planeja abrir 100 lojas em sistema de franquia na região em 2018, com a marca Zaeli.

A empresa distribui seus produtos – arroz, feijão, massas, azeites e temperos, entre outros itens – em cidades pequenas e médias, com a maior parte das vendas concentrada no Paraná e no Rio Grande do Sul. Os produtos, que levam a marca Zaeli, são vendidos a redes de varejo. A companhia não possui rede própria de lojas.

“A companhia considerou que o caminho mais rápido para atingir toda São Paulo seria a abertura de lojas de franquia”, diz Valdemir Zago, presidente da Zaeli e filho do fundador, Elidio Zago. O executivo ponderou que a Zaeli poderia entrar no varejo tradicional, mas sua marca teria pouco destaque nas gôndolas, e levaria mais tempo para alcançar todo o território da Grande São Paulo.

A proposta da Zaeli consiste em abrir lojas de 150 a 200 metros quadrados, no centro de São Paulo e em bairros de periferia, para atender consumidores da classe C. As lojas, que levam o nome Zaeli, só venderão produtos da marca do fabricante. Restaurantes, padarias e outras empresas poderão comprar produtos com desconto, em sistema de atacado. Zago diz que já selecionou mais de 70 franqueados até o momento.

Em São Paulo, a rede de lojas vai competir com mercearias e mini mercados. Na Grande São Paulo, a marca será vendida apenas nas lojas de franquia. O executivo conta que a Zaeli chegou a ter 27 lojas próprias no Paraná nos anos 80 e 90, mas houve muita discordância com o varejo devido à concorrência direta. “Nos anos 80, com a inflação altíssima, ter lojas próprias nos permitia levar os produtos a preços mais baixos para os consumidores. Mas esse modelo foi muito questionado e, com a estabilização da economia, deixou de ser interessante. Acabamos fechando as lojas”, afirmou Zago.

A expectativa do executivo é gerar uma receita de, no mínimo, R$100 mil por loja em 2018, o que daria no primeiro ano de operação um faturamento de pelo menos R$10 milhões com as lojas. “Muita gente que viaja para o interior de São Paulo ou outros Estados conhece a marca, acredito que a Zaeli terá uma boa receptividade na Grande São Paulo”, disse Zago. Ele acrescentou que a companhia fará um investimento em mídia de R$700 mil a R$800 mil nos próximos três meses para divulgar a marca.

A empresa encerrou o ano de 2016 com uma receita de aproximadamente R$400 milhões. Espera um crescimento de 9% em 2017. Para o ano de 2018, prevê um aumento em vendas de 8% a 10%, considerando a perspectiva de recuperação do consumo no país e a operação de franquias em São Paulo, afirmou Zago.

A Zaeli produz 350 itens alimentícios. A lista inclui molhos, conservas, farinhas, mistura para bolos, achocolatados, cereais matinais, doces, ração animal, entre outros. A empresa tem 14 centros de distribuição no país e duas fábricas, em Umuarama (PR) e Uruguaiana (RS). Em São Paulo, tem um centro de distribuição em Sorocaba.

Texto extraído de: http://www.valor.com.br/empresas/5224703/zaeli-tera-100-lojas-na-grande-sao-paulo

Post marcado com , , , ,